Blog   

Quais são as perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego na Alemanha e quais as melhores respostas? Como esse tema é muito comum, irei abordar as perguntas e as melhores estratégias para respondê-las. Entre em contato comigo para agendar um horário para um coaching personalizado a fim de se preparar para sua entrevista de emprego.

Perguntas típicas de entrevistas

1. Apresente-se.

2. Quais são as suas qualificações para o cargo?

3. Por que você se candidatou ao cargo?

4. Pergunta(s) personalizada(s) sobre o seu currículo; podem ser questões de interesse, como

  • Por que você se mudou do seu país para a Alemanha?
  • Por que você escolheu seu curso?
  • Que lições você tirou de seu ano no exterior nos EUA?

Perguntas estressantes que pegam em um ponto negativo de seu currículo, por exemplo,

  • Por que você não concluiu seus estudos no período normal de estudo?
  • Por que você tem uma lacuna em seu currículo?
  • Por que você ficou apenas três meses em seu primeiro emprego?

5. Quais são seus pontos fortes e fracos?

6. Como você lida com as críticas?

7. Perguntas técnicas ou suposições.

8. Como você lida com situações difíceis em sua vida profissional? Dê-nos um exemplo específico de uma       situação difícil no passado e como você lidou com ela.

9. Conte-nos sobre uma situação em que você cometeu um erro em sua vida profissional e como lidou com isso.
10. Qual foi a sua maior conquista na vida profissional até o momento?

11. Como você descreveria seu próprio estilo de trabalho?

12. Onde você se vê daqui a 5 anos?

13. Você tem alguma pergunta para nós?


Dicas para responder às perguntas


Apresente-se.

Apresentar-se é quase sempre a primeira pergunta da entrevista. Seu desempenho aqui contribuirá muito para a primeira impressão que os entrevistadores terão de você. Como a primeira impressão costuma ser decisiva, você deve se preparar muito bem para esta parte da entrevista.

Com esta pergunta, os profissionais do RH e gerentes querem saber mais sobre você e seu currículo. Descreva o seu currículo, mas certifique-se de descrever apenas os pontos relevantes para o cargo e a empresa. São particularmente interessantes para a empresa, por exemplo, a sua experiência de trabalho na área do cargo e o diploma universitário/profissional pertinente. Você deve destacar essas partes de seu currículo. Você não precisa mencionar quaisquer áreas de seu currículo que não tenham a ver com o cargo (por exemplo, um diploma em outra área que você não concluiu). A apresentação deve levar de 3 a 5 minutos, dependendo de quanta experiência você tenha.


Quais são as suas qualificações para o cargo?

Você também deve se preparar muito bem para quando for questionado sobre suas qualificações para o cargo. Pense nas qualificações de seus estudos ou formação e vida profissional que você possui para o cargo. Para fazer isso, analise a descrição do trabalho: quais das habilidades técnicas e comportamentais mencionadas você possui e em quais tarefas você já tem experiência de trabalho? Enfatize isso.

A empresa deseja saber exatamente por que você é o candidato perfeito para o cargo. O caso ideal para qualquer empresa é que você já tenha tantas qualificações que dá a impressão de que você não precisa de muito treinamento. Portanto, é importante entrar em detalhes sobre as qualificações mencionadas na descrição do trabalho.

A propósito: não desanime se você não tiver todas as qualificações mencionadas. A descrição do cargo retrata um candidato totalmente ideal; a empresa não espera que os candidatos tenham realmente todas as qualificações. O fato de você ter sido convidado para a entrevista mostra que a empresa o considera um candidato adequado para o cargo. Você deve se apresentar com a devida confiança.


Por que você se candidatou ao cargo?


É importante que as empresas tenham funcionários motivados e entusiasmados. Portanto, uma pergunta clássica de entrevista é por que você se candidatou ao cargo. Ao responder a esta pergunta, você deve abordar tanto o que o inspira sobre o cargo como sobre a empresa. Se você já tem muita experiência de trabalho na área em questão, também pode mencionar isso como motivação. Conheça mais sobre a empresa antes da entrevista. Use fontes como o site da empresa, o YouTube e as mídias sociais. Você deve conhecer os principais dados da empresa (porte, área de atuação, localizações, últimos desenvolvimentos, etc.), bem como as diretrizes e a visão da empresa. Certifique-se também de estar bem informado sobre os últimos desenvolvimentos da empresa.


Pergunta(s) personalizada(s) sobre o seu currículo


É muito provável que os entrevistadores façam perguntas sobre o seu currículo. Podem ser perguntas sobre partes interessantes do seu currículo, mas também perguntas críticas. Antes da entrevista, pense nas partes do seu currículo que oferecem potencial para essas perguntas e como quer respondê-las. As perguntas de interesse sobre o seu currículo referem-se principalmente a pontos extraordinários em seu currículo ou ao motivo de você ter tomado certas decisões. Podem ser, por exemplo, sobre estadias no exterior ou mudança do exterior para a Alemanha e quais foram as suas razões para fazê-lo.

Também podem ser perguntas relacionadas a certas decisões, como mudar de emprego ou escolher um programa de estudos. Claro, também pode haver perguntas críticas sobre o seu currículo. Muito poucas pessoas têm um currículo “perfeito”. Muitos currículos apresentam “pontos sujeitos a críticas” para certas questões, por exemplo, devido a lacunas, períodos de emprego muito curtos ou não conclusão de uma graduação universitária. Antes da entrevista, identifique quais partes do seu currículo oferecem tais “vulnerabilidades” e pense em como você pode explicá-las. Contanto que você possa explicar suas decisões de uma forma compreensível e reflexiva, elas geralmente não serão um problema. No entanto, você não deve mencionar pontos fracos em seu currículo.

Perguntas personalizadas sobre o seu currículo podem ser questões de interesse, como

  • Por que você decidiu se mudar para a Alemanha?
  • Que lições levou consigo do seu semestre no exterior?
  • Por que você escolheu o seu programa de estudos?


Perguntas estressantes que pegam em um ponto negativo de seu currículo, por exemplo,

  • Por que você tem uma lacuna no seu currículo?
  • Por que você ficou apenas três meses em seu primeiro emprego?
  • Por que você não concluiu seus estudos?



Quais são seus pontos fortes e fracos?

 A pergunta sobre pontos fortes e fracos é clássica. Hoje em dia não é mais solicitada em todas as entrevistas de emprego, mas ainda assim devemos nos preparar para essa pergunta. Em termos de seus pontos fortes, você deve escolher aqueles que são relevantes para o cargo. De preferência, você deve mencionar os pontos fortes listados como habilidades comportamentais na descrição do cargo. Dê um exemplo de sua vida profissional anterior que enfatize os pontos fortes. Por exemplo, se você se candidatar a um cargo em marketing e criatividade for mencionada como uma habilidade desejada no anúncio de emprego, você pode mencionar essa habilidade – se acreditar que ela se aplica a você. Como um exemplo de sua vida profissional que enfatize essa habilidade, você poderia, por exemplo, descrever uma campanha publicitária criativa que você criou.

Com relação aos pontos fracos, você deve ter o cuidado de mencionar um ponto fraco que seja aceitável para o cargo. Por exemplo, nenhuma empresa vai tolerar impontualidade ou preguiça. Escolha um ponto fraco que seja realmente um ponto fraco, e não um ponto forte disfarçado de ponto fraco, como perfeccionismo ou impaciência. Escolha uma característica que você realmente descreveria como um de seus pontos fracos, mas que seja “moderada” e que não o desqualifique como candidato. É inteligente escolher um ponto fraco que não seja altamente relevante para o cargo. Por exemplo, se você é estrangeiro e não fala muito bem o alemão, mas o idioma da empresa é o inglês, você pode mencionar seu conhecimento de alemão como um ponto fraco. Esse ponto fraco é aceitável porque é, de fato, um ponto fraco, mas não é muito importante para o cargo.

O truque para responder sobre um ponto fraco é enfatizar como você está trabalhando nele. Se o seu ponto fraco é que você não fala muito bem o alemão, você poderia, por exemplo, enfatizar que está fazendo um curso de alemão, lendo jornais alemães e praticando o alemão tanto quanto possível, em seu tempo livre, para aprender alemão

o mais rápido possível. Dessa forma, você “transforma” seu ponto fraco em um ponto forte, mostrando que está motivado e interessado para trabalhar nisso. Eu recomendo citar três pontos fortes e um ponto fraco. É inteligente ter um ou dois pontos fracos “na manga”, caso o entrevistador pergunte sobre outros pontos fracos.


Como você lida com as críticas?

A pergunta sobre como lidar com as críticas é muito utilizada, porque as empresas querem garantir que os candidatos sejam capazes de lidar com as críticas. É importante para as empresas que seus funcionários possam lidar com as críticas e ver o feedback como uma oportunidade para se desenvolverem ainda mais e melhorarem suas próprias habilidades. Nenhuma empresa quer funcionários que levem as críticas para o lado pessoal ou reajam de maneira defensiva.

A mensagem deve ser que você vê a crítica construtiva como uma oportunidade de se aprimorar e se desenvolver. Com sua resposta, você deve mostrar que é capaz de lidar com a crítica e que não a leva para o lado pessoal, mas que está disposto a aceitá-la para se aprimorar ainda mais. Você também pode dizer que está solicitando ativamente um feedback, por exemplo, após a conclusão de um projeto, a fim de descobrir quais pontos você pode melhorar no futuro.


Perguntas técnicas ou suposições.


É claro que perguntas técnicas, profissionais, são feitas frequentemente para avaliar sua adequação ao cargo. Com base na descrição do cargo, observe atentamente quais áreas de trabalho o cargo inclui e considere quais perguntas técnicas podem ser feitas e como você pode respondê-las. Às vezes, os empregadores fazem perguntas de estimativa. Por exemplo, se você estiver se candidatando a uma companhia aérea, poderá ser questionado sobre quantos voos a companhia aérea opera por ano. Geralmente é impossível saber a resposta exata a essas perguntas e as empresas não esperam que você saiba. O foco das empresas é que você mantenha a calma e demonstre suas habilidades de pensamento lógico. Deixe que o entrevistador participe na dedução da solução. Para esse tipo de tarefas, é importante que você tenha se familiarizado com a empresa e seus produtos com antecedência. Para responder à pergunta do exemplo, você poderia, por exemplo, demonstrar seu conhecimento sobre quantas aeronaves a companhia aérea possui. Depois poderia estimar a porcentagem de aviões em uso diário, levando em consideração os períodos de parada, reparos, etc. Você poderia então extrapolar isso para o número de voos por mês e finalmente por

ano. Mesmo que sua resposta esteja longe da realidade, você provou que abordou a questão de maneira calma, estruturada e lógica.


Como você lida com situações difíceis em sua vida profissional? Dê-nos um exemplo específico de uma situação difícil no passado e como você lidou com ela.

As empresas perguntam frequentemente sobre situações difíceis que você já vivenciou na sua vida profissional e como lidou com elas. A empresa quer garantir que você mantenha a calma, mesmo em situações difíceis e sob estresse, e que trabalhe de maneira focada e voltada para a solução.

Quanto mais difícil for a situação e quanto mais competentemente você a resolveu, melhor será a impressão que a empresa terá de você. É claro que também é inteligente escolher uma situação difícil não causada por você. Concentre sua resposta em quão competentemente você resolveu a situação e, possivelmente, como isso ajudou a empresa. Também faz sentido você descrever o que aprendeu com a situação.


Conte-nos sobre uma situação em que você cometeu um erro em sua vida profissional e como lidou com isso.


Como todas as perguntas que visam algo negativo, perguntar sobre um erro que você cometeu em sua vida profissional é um dos desafios de uma entrevista. Ao responder a esta pergunta, é fundamental, por um lado, tomar como exemplo um erro que não foi muito grave e destacar como, profissional e criativamente, você resolveu a situação. Também é importante descrever que lições você aprendeu com o erro. Ao responder à pergunta honestamente, você deve tentar deixar uma impressão positiva, enfatizando suas habilidades de resolução de problemas e sua capacidade de refletir. Também é inteligente escolher um erro que não seja muito relevante para o cargo.


Qual foi a sua maior conquista na vida profissional até o momento?

Falar sobre as maiores conquistas em sua vida profissional é sua oportunidade de brilhar. Pense em uma realização que seja impressionante e relevante para o cargo. Na melhor das hipóteses, deve ser uma conquista realizada na área do cargo pretendido. É claro que as realizações que contribuíram de forma mensurável para o lucro da empresa ou para a redução de custos são sempre apreciadas.


Como você descreveria seu próprio estilo de trabalho?

Às vezes, os entrevistadores querem que você descreva seu estilo de trabalho ou, se aplicável para o cargo, o seu estilo de liderança. Para responder a esta pergunta, também vale a pena dar uma olhada na descrição do cargo. Se a descrição do cargo mencionar habilidades comportamentais relacionadas ao trabalho ou estilo de liderança e que se apliquem a você, faz sentido mencioná-las e dar um exemplo

extraído da sua vida profissional. Por exemplo, se a descrição do cargo mencionar “estilo de trabalho independente” como uma competência que se deseja que os candidatos tenham, você pode citar essa qualidade acompanhada de um exemplo da sua vida profissional.


Onde você se vê daqui a 5 anos?

A pergunta sobre onde você se vê daqui a cinco anos também é frequentemente feita pelos recrutadores. Por um lado, as empresas querem ter funcionários motivados e ambiciosos, mas, por outro lado, querem ter a certeza de que eles pretendem permanecer na empresa e não apenas usar a empresa como um “trampolim” para obter um cargo em outra empresa. Como o período de treinamento é demorado e caro para as empresas, elas procuram candidatos que planejam trabalhar na empresa por um longo prazo. Com a sua resposta, você deve mostrar que é ambicioso, mas que também tem a intenção de permanecer na empresa. Uma boa resposta poderia, por exemplo, sugerir que você se imagine na mesma área e na mesma empresa, mas num cargo superior.


Você tem alguma pergunta para nós?

No final da entrevista, os candidatos são questionados se têm alguma pergunta a fazer à empresa. É muito importante que você prepare algumas perguntas, pois isso mostra que você está interessado, tem comportamento decisivo e é preparado. É também uma oportunidade para você “virar o jogo” e conhecer melhor a empresa. No fim das contas, não é só a empresa que deve tomar uma decisão – você também deve se perguntar se quer trabalhar para esta empresa. Ao responder às suas perguntas, a empresa lhe dará percepções que serão valiosas para a sua tomada de decisão.

Para que você possa fazer 2 a 3 perguntas à empresa, como é comum ao final da entrevista, faz sentido que você prepare de 4 a 5 perguntas com antecedência, pois algumas delas provavelmente serão esclarecidas no decorrer da entrevista. Sinta-se à vontade para trazer as perguntas com você numa folha de papel e pegá-la caso não se lembre de todas as perguntas.

As perguntas não devem ser escolhidas de forma estratégica, mas sim para ajudá-lo a obter uma visão mais clara do cargo e da empresa. Portanto, pense em quais perguntas você quer que sejam respondidas para que você possa tomar sua decisão, favorável ou não ao cargo.

Veja, a seguir, alguns exemplos de perguntas comumente usadas pelos candidatos:

  • Como funciona o treinamento profissional na sua empresa? Quem é o responsável?
  • Como serão especificamente as minhas áreas de responsabilidade / tarefas diárias?
  • Quais possibilidades de desenvolvimento pessoal e formação são oferecidas pela empresa?
  • Qual é o tamanho da equipe?
  • É possível conhecer alguns colegas e ver o local de trabalho?
  • É possível trabalhar em casa?
  • Quais são as próximas etapas do processo seletivo? Quando posso esperar uma
  • resposta?